A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Com ajuda da prefeitura, mutirão entrega casa novinha para um cidadão que morava em péssimas condições

Seu José e dona Francisca recebendo a chave da nova casa das mãos do prefeito Edno Alves, da secretária de Assistência Social e da presidente da Amol
A realização do sonho de uma moradia digna foi concretizado por um idoso bastante conhecido pelo apelido de "Rato", identificado apenas pelo pré-nome José, que reside próximo ao posto de saúde São Pedro, no bairro do Lava Pés, juntamente com uma irmã, também de idade avançada, a dona Francisca, ambos solteiros e sem filhos.

Como era a casa do seu José e da dona Francisca
A vida do seu José e da dona Francisca começou a mudar quando há dois meses o chefe de gabinete da prefeitura, Nonato Albuquerque, tomou conhecimento de uma campanha no Facebook para arrecadar recursos e materiais de construção visando dá uma casa nova para o casal de irmãos que morava em condições de extrema pobreza em um ambiente que não podia nem mesmo ser chamado de casa, tamanha era a degradação do local: sujo, totalmente deteriorado e coberto pelo mato, conforme mostrava uma imagem [ao lado] que ilustrava a campanha.

Tomado pela comoção, diante da necessidade daquelas pessoas, o chefe de gabinete acionou imediatamente o prefeito Edno Alves que entrou em contato com a Amol - Associação de Mulheres Olímpia da Luz, responsável pela campanha na internet, que organizaram uma visita para o seu José e a dona Francisca com a finalidade de conhecer a realidade dos irmãos idosos que moravam em uma tapera. Comovido com aquela situação, o prefeito Edno e as mulheres da associação comprometeram-se em construir uma casa novinha, e a partir de então intensificaram a campanha nas redes sociais e buscaram parcerias com empresários e comerciantes luzienses, bem como com órgãos da própria administração pública municipal, à exemplo da Secretaria de Assistência Social. Dentre os empresários, a senhora Lúcia Guedes, esposa do pecuarista e ex-vereador Getro Dia, e o dono da rede de lojas Clívia Magazine, Décio Moreira, foram os primeiros que abraçaram a causa e se colocaram à disposição para ajudar no que fosse necessário.
Durante a campanha, que ganhou muita repercussão no Facebook, outras pessoas também conheceram a realidade da família que encontrava-se em situação de vulnerabilidade e risco social e passaram a colaborar com doações e participando das atividades promovidas pela Amol, bingos e rifas, para arrecadar recursos para tocar o projeto.

A nova casa entregue para o seu José e a dona Francisca
A nova casa foi construída por meio de um grande mutirão que contou com a ajuda de voluntários, sensibilizados com a história do seu José. O prefeito Edno Alves, foi um dos grandes colaboradores e acompanhou toda a obra do começo ao fim não medindo esforços nem poupando recursos do próprio bolso, ao lado da primeira-dama Fabiana Lacerda que também foi uma das grandes incentivadoras e parceiras da Amol.

Segundo seu José que há muitos anos morava naquele local insalubre, a nova residência foi a realização de um sonho e o resgate da dignidade dele e da sua irmã que sonhavam com uma casa nova mas não tinham condições nem recursos para construir.

Já dona Francisca, muito emocionada, ressaltou que é de fundamental importância ter a sua moradia para ter uma velhice mais tranquila ao lado do seu irmão.

Com o passar do tempo a gente vai envelhecendo, e é importante ter o nosso cantinho para morar, essa obra não é apenas a construção de uma casa, e sim o resgate da minha dignidade e do meu irmão. Agradeço ao prefeito Edno e as mulheres da Amol que ajudaram muito nos dando uma casa novinha”, agradeceu a idosa.

Destacando a importância do ato e tendo em vista o êxito da parceria entre prefeitura, Amol e voluntários, o prefeito Edno Alves enfatizou ainda a alegria em poder ajudar quem mais precisa.

O plano de governo estabelecido pela nossa administração é voltado para promover a melhoria de vida de quem mais precisa. Sair de uma casa nessas condições e ter um teto próprio para morar, com segurança e dignidade, é a maior realização que podemos promover para essas pessoas e isso nos enche de orgulho e satisfação. Assim, com o olhar voltado para a camada mais humilde de nossa população, este mutirão veio para tornar este desejo possível a quem não teria condições de construir um imóvel novo”, enfatizou Edno.

A vereadora Socorro Saldanha, que acompanhou o prefeito Edno na entrega da casa na manhã desta sexta-feira, 12, ao lado das integrantes da Amol, de secretários do governo e uma grande multidão que compareceu para acompanhar aquela momento tão especial, fez questão de parabenizar o prefeito pela iniciativa.

O prefeito Edno e a sua equipe estão de parabéns, bem como as mulheres da Amol e todas as pessoas que contribuíram para que o sonho do seu José e da dona Francisca fosse realizado. Conheço a história deles de perto. Eles realmente necessitavam de um lar para morar com dignidade”, salientou a parlamentar.

A secretária de Assistência Social, Olinda Lucena, falou do empenho do prefeito e da parceria da Amol, fundamentais para a realização do mutirão.

Esta ação de construir uma casa para este senhor, por meio de mutirão é uma iniciativa do prefeito Edno, ele ficou sensibilizado com a história do seu José e determinou que não medíssemos esforços para proporcionar mais dignidade a ele e sua irmã, vamos continuar trabalhando para que mais pessoas possam ser beneficiadas”, pontuou a secretária.

O chefe de gabinete, Nonato Albuquerque, também destacou a importância do mutirão e parabenizou a administração pela iniciativa dizendo que o governo continuará realizando ações como esta para beneficiar quem mais precisa.

Como defensor dos interesses da população, o governo municipal presta total apoio a este trabalho, uma ideia louvável da Amol e de todas as suas associadas, colocada em prática há pouco mais de dois meses, que hoje estamos tendo o prazer de entregar uma casa digna, novinha para o seu José e sua irmã”, enfatizou Nonato.




Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.