A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Esquerda, o ninho dos bandidos

Essa é para quem venera [os petistas em especial] os ditadores-assassinos Fidel Castro e Hugo Chavez, como se fossem santos e salvadores da pátria. Mas só idolatra esses facínoras quem não mora lá [nos países que eles governam com mãos de ferro] e ainda sonha com a utopia do socialismo, por isso digo: Viva o capitalismo!

A seguir, dois trechos da entrevista das "páginas amarelas" da revista Veja dessa semana com a professora cubana Yone Sánches [34 anos], graduada em letra e obrigada a ensinar marxismo e leninismo aos seus alunos.

Premiada internacionalmente [mas nunca pode receber os prêmios por que é proibida de sair de Havana pelo governo de Fidel] por manter um blog [censurado em Cuba] onde relata o cotidiano da ditadura conduzida Por Fidel Castro e financiada por Hugo Chavez.

"Cuba só é reverenciada por quem nunca morou aqui. Eu já conheci um montão de gente que idolatrava Fidel e, depois de um mês vivendo conosco, mudou de opinião. Quando as pessoas descobrem como é receber em moeda sem valor, enfrentar as filas de racionamento ou depender do precário transporte público, começam a pensar de modo mais realista. Não estou falando dos turistas que ficam uma semana, dormem em hotéis cinco-estrelas e andam em carros alugados. Convido quem vê Cuba como um exemplo a vir para cá, sentir na pele como vivemos."

Hugo Chávez é o grande responsável pela perpetuação do regime cubano. Cuba seria hoje muito diferente sem esse aporte de petróleo e de dinheiro da Venezuela. O que me preocupa é o componente de autoritarismo e de messianismo de governos como os da Venezuela, Bolívia e Equador. Chávez reprime brutalmente a liberdade de expressão, e temo que os outros sigam essa abordagem, de cujas consequências parecem não ter a menor ideia. Em lugar da linha de Chávez, Evo Morales ou Rafael Correa, prefiro a da chilena Michelle Bachelet e a de Lula. Eles perseguem mudanças menos traumáticas e não criam conflitos viscerais entre grupos sociais."

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.