Em tempo
Bolsa
Mão de obra
Há um ano 14 internos que cumprem pena no regime semiaberto no CRRB [Centro de Recuperação Regional de Bragança] trabalham na Fazenda Citropar, localizada no município de Capitão Poço, que desde o ano passado utiliza a mão de obra carcerária em todos os processos agrícolas das plantações de laranja, limão e tangerina. A iniciativa inédita no Brasil é resultado de um convênio entre a Susipe [Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará] e a empresa que exporta os produtos in natura para países da Europa e Emirados Árabes.
Hospital Regional
No final do mês passado uma comissão formada por vereadores, evangélicos e jornalistas de Capanema bateu na porta do gabinete do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Márcio Miranda, para pedir que o parlamentar cobre celeridade do governo estadual nas obras do Hospital Regional de Capanema que estão muito atrasadas e sem previsão de conclusão. Outro tema da pauta foi a ampliação do leque de cursos ofertados pela Ufpa [Universidade Federal do Pará] no município. Márcio Miranda explicou os motivos do atraso nas obras do HRC e prometeu levar a agenda de reivindicações do município ao conhecimento do governador Simão Jatene.
Santo Expedito
Na semana passada comemorou-se o dia de um dos santos mais populares da Igreja Católica, Santo Expedito, o padroeiro das causas impossíveis, ícone de fé e devoção pelo mundo inteiro. Em Santa Luzia, apesar de não haver uma festa oficial no calendário da paróquia em louvor ao santo, duas moradoras - a professora Rosalina Siqueira e a técnica-administrativa Socorro Gil - há 16 anos conduzem as homenagens a Santo Expedito com direito a novenário e procissão pelas ruas da cidade, como aconteceu na última quarta-feira, 19. Após a novena na residência da professora Rosalina a procissão seguiu até a casa da senhora Socorro Gil, onde inclusive foi construído um santuário para abrigar o santo o ano inteiro.
Detran
As operações do Detran estão de volta na região. Durante o final de semana - de sexta a domingo - a operação "Duas rodas" que mobilizou um grande efetivo de policiais civis e militares e agentes do próprio órgão, fez um pente fino nas ruas de Capanema: apreendeu 23 veículos e realizou 74 autuações de infração de trânsito. As informações são do portal G1-Pará, que de acordo com o próprio Detran a maioria das conduções e autuações se deram por conta da falta de documentação dos veículos, motoristas dirigindo sem o documento de habilitação e, principalmente, motociclistas trafegando sem capacetes.
Dia do Trabalho
Passada a comemoração do Dia do Índio, capitaneada pela Secretaria de Cultura do município nas aldeias Tembés, na última sexta-feira, 21, a equipe que integra a pasta - diretorias de Esporte, Cultura e Juventude - começou a semana planejando as comemorações do Dia do Trabalhador, na próxima segunda-feira, 1º de maio. A programação oficial será divulgada tão logo sejam definidas as ações esportivas e culturais que estão sendo discutidas pela organização.
Troca de comando
Passados apenas 100 dias o prefeito de Capanema, Chico Neto, fez a primeira troca de comando no primeiro escalão do seu governo. A mudança se deu exatamente em uma das áreas mais sensíveis da administração municipal, a segurança. Sai do comando da Secretaria de Segurança Pública e Patrimônio, Alberto Freitas Pereira para dá lugar ao ex-vereador Valdemir Martins de Araújo. Já no Demtram [Departamento Municipal de Trânsito], vinculado à Secretaria de Segurança, João Batista Viana substituiu a diretora Odely Brasil, policial militar de carreira, colocando fim em anos de domínio da PM na guarda municipal.
Mordida do Leão
Até às 11 hs desta segunda-feira, 24, última semana para a entrega da declaração do Imposto de Renda, 328.596 contribuintes paraenses já haviam prestado contas com o Leão. O prazo termina sexta-feira, 28. Na 2ª Região Fiscal - AC, AM, AP, PA, RO e RR - 747.821 contribuintes já cumpriram a obrigação com o fisco federal e a expectativa da Receita Federal é que 1.282.300 contribuintes entreguem suas declarações até o prazo final na 2ª RF. No ano passado foram entregues 1.273.009.
Em ritmo de festa
A semana já começa em clima de RE x PA, o maior clássico do norte do país, que mais uma vez vai decidir o campeão do futebol paraense. A decisão será em duas partidas: no próximo domingo, 30 de abril, e dia 06 de maio e como sempre promete muita rivalidade dentro e fora de campo, especialmente aqui na City onde os luziense são divididos entre remistas e bicolores. As duas equipes chegaram a mais uma final após derrotarem seus adversários durante o final de semana. Primeiro o Payssandu - ainda embalado pelas classificações para a próxima fase da Copa do Brasil e para a semi-final da Copa Verde - que passou sem grandes dificuldades pela equipe santarena do São Raimundo, no sábado. E ontem foi a vez do Remo, que conquistou a vaga num jogo eletrizante de tirar o fôlego, decidido nos pênaltis depois de mais de 20 cobranças contra o Independente de Tucuruí.



Nenhum comentário:
Postar um comentário