A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Projetos da Emater irão beneficiar comunidades indígenas Tembés de Santa Luzia, na reserva Alto Rio Guamá

A Emater-PA [Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará] atendeu com seus programas, em 2016, mais de 50 mil famílias produtoras, incluindo grupos indígenas. No Regional Capanema, por exemplo, a Emater, junto aos indígenas da tribo Tembé do Alto Rio Guamá, prestou assistência técnica para a produção de mudas dentro do projeto Quintais Produtivos, com até 30 culturas consorciadas. A previsão para este ano é que o projeto seja implantado em 13 aldeias de seis municípios da região: Santa Luzia, Capitão-Poço, Cachoeira do Piriá, Garrafão do Norte, Nova Esperança do Piriá e Ourém.

Outro projeto de referência é o da Farinha Munduruku, em Jacareacanga, no qual a Emater atua em parceria com a Prefeitura e Funai [Fundação Nacional do Índio], assistindo 37 famílias de 21 aldeias dos indígenas da etnia Munduruku, na produção de diversos subprodutos da mandioca [farinha d’água, goma de tapioca, tucupi, farinha de tapioca], apoiando na obtenção de recursos que viabilizam a aquisição de equipamentos para a produção, tais como geradores de energia e motores para suas ubás [canoas].

A Emater implantou técnicas de seleção e plantio, capacitou os indígenas em trabalhos como o amolecimento da raiz em grandes caixas d’água, para evitar a contaminação de rios e igarapés. A Emater apoia os indígenas também nas plantações de abóbora, abacaxi, macaxeira, banana, café, arroz, milho e melancia e outros produtos da floresta, como castanha-do-pará, copaíba e andiroba.

Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.