Em tempo


Bolsa
Os vereadores Samuel do Corujinha e Marcos do Broca, juntamente com uma comissão de estudantes, foram recebidos na semana passada pelo secretário de educação, Nonato Albuquerque. Na pauta do encontro a lei de autoria do ex-vereador Nando Vieira que instituiu o pagamento da Bolsa Universitária para estudantes do município que cursam nível superior, ainda no governo Louro do PT. Diante do dinheiro curto por conta da crise econômica que sufoca as finanças do município, foi montada uma pauta de discussão para estudar a viabilidade da retomada do pagamento do benefício e as partes prometeram manter um canal de conversa permanente para discutir o assunto.

Mão de obra
Há um ano 14 internos que cumprem pena no regime semiaberto no CRRB [Centro de Recuperação Regional de Bragança] trabalham na Fazenda Citropar, localizada no município de Capitão Poço, que desde o ano passado utiliza a mão de obra carcerária em todos os processos agrícolas das plantações de laranja, limão e tangerina. A iniciativa inédita no Brasil é resultado de um convênio entre a Susipe [Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará] e a empresa que exporta os produtos in natura para países da Europa e Emirados Árabes.

Hospital Regional
No final do mês passado uma comissão formada por vereadores, evangélicos e jornalistas de Capanema bateu na porta do gabinete do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Márcio Miranda, para pedir que o parlamentar cobre celeridade do governo estadual nas obras do Hospital Regional de Capanema que estão muito atrasadas e sem previsão de conclusão. Outro tema da pauta foi a ampliação do leque de cursos ofertados pela Ufpa [Universidade Federal do Pará] no município. Márcio Miranda explicou os motivos do atraso nas obras do HRC e prometeu levar a agenda de reivindicações do município ao conhecimento do governador Simão Jatene.

Santo Expedito
Na semana passada comemorou-se o dia de um dos santos mais populares da Igreja Católica, Santo Expedito, o padroeiro das causas impossíveis, ícone de fé e devoção pelo mundo inteiro. Em Santa Luzia, apesar de não haver uma festa oficial no calendário da paróquia em louvor ao santo, duas moradoras - a professora Rosalina Siqueira e a técnica-administrativa Socorro Gil - há 16 anos conduzem as homenagens a Santo Expedito com direito a novenário e procissão pelas ruas da cidade, como aconteceu na última quarta-feira, 19. Após a novena na residência da professora Rosalina a procissão seguiu até a casa da senhora Socorro Gil, onde inclusive foi construído um santuário para abrigar o santo o ano inteiro.

Detran
As operações do Detran estão de volta na região. Durante o final de semana - de sexta a domingo - a operação "Duas rodas" que mobilizou um grande efetivo de policiais civis e militares e agentes do próprio órgão, fez um pente fino nas ruas de Capanema: apreendeu 23 veículos e realizou 74 autuações de infração de trânsito. As informações são do portal G1-Pará, que de acordo com o próprio Detran a maioria das conduções e autuações se deram por conta da falta de documentação dos veículos, motoristas dirigindo sem o documento de habilitação e, principalmente, motociclistas trafegando sem capacetes.

Dia do Trabalho
Passada a comemoração do Dia do Índio, capitaneada pela Secretaria de Cultura do município nas aldeias Tembés, na última sexta-feira, 21, a equipe que integra a pasta - diretorias de Esporte, Cultura e Juventude - começou a semana planejando as comemorações do Dia do Trabalhador, na próxima segunda-feira, 1º de maio. A programação oficial será divulgada tão logo sejam definidas as ações esportivas e culturais que estão sendo discutidas pela organização.

Troca de comando
Passados apenas 100 dias o prefeito de Capanema, Chico Neto, fez a primeira troca de comando no primeiro escalão do seu governo. A mudança se deu exatamente em uma das áreas mais sensíveis da administração municipal, a segurança. Sai do comando da Secretaria de Segurança Pública e Patrimônio, Alberto Freitas Pereira para dá lugar ao ex-vereador Valdemir Martins de Araújo. Já no Demtram [Departamento Municipal de Trânsito], vinculado à Secretaria de Segurança, João Batista Viana substituiu a diretora Odely Brasil, policial militar de carreira, colocando fim em anos de domínio da PM na guarda municipal.

Mordida do Leão
Até às 11 hs desta segunda-feira, 24, última semana para a entrega da declaração do Imposto de Renda, 328.596 contribuintes paraenses já haviam prestado contas com o Leão. O prazo termina sexta-feira, 28. Na 2ª Região Fiscal - AC, AM, AP, PA, RO e RR - 747.821 contribuintes já cumpriram a obrigação com o fisco federal e a expectativa da Receita Federal é que 1.282.300 contribuintes entreguem suas declarações até o prazo final na 2ª RF. No ano passado foram entregues 1.273.009.

Em ritmo de festa
A semana já começa em clima de RE x PA, o maior clássico do norte do país, que mais uma vez vai decidir o campeão do futebol paraense. A decisão será em duas partidas: no próximo domingo, 30 de abril, e dia 06 de maio e como sempre promete muita rivalidade dentro e fora de campo, especialmente aqui na City onde os luziense são divididos entre remistas e bicolores. As duas equipes chegaram a mais uma final após derrotarem seus adversários durante o final de semana. Primeiro o Payssandu - ainda embalado pelas classificações para a próxima fase da Copa do Brasil e para a semi-final da Copa Verde - que passou sem grandes dificuldades pela equipe santarena do São Raimundo, no sábado. E ontem foi a vez do Remo, que conquistou a vaga num jogo eletrizante de tirar o fôlego, decidido nos pênaltis depois de mais de 20 cobranças contra o Independente de Tucuruí.

Comentários