A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Santa Luzia do Pará não é mais a mesma

Definitivamente não. Nossa sempre pacata cidadezinha de interior onde os dias são longos e as noites parecem eternas por causa do tempo que insiste em não correr está ganhando ares dos grandes centros urbanos, mas nada do que possamos nos orgulhar.

Os tempos não são mais aqueles quando nossos pais sentavam-se nas calçadas para longas horas de bate papo com os vizinhos enquanto nós [crianças na época] corríamos nas ruas, subíamos em árvores ou andávamos de bicicleta com os amigos para lá e para cá. Definitivamente não. A modernidade e suas consequências já nos roubaram o sossego e a calmaria de outrora, ao ponto de não confiar-se mais em ninguém e passar a maioria do tempo escondido atrás das grades e pesados portões colocados em nossas casas para nos proteger de um inimigo cada vez mais assustador: a violência.

Pessoas abastadas não podem mais desfrutar de hábitos dos cidadãos comuns como viajar sozinhas, sentar-se à frente de sua residência ou até mesmo trabalhar em seus estabelecimentos por que estão sempre assustadas com a ideia de que a qualquer momento podem ser assaltadas não importando a hora do dia ou da noite, pois a delinquência sem a mínima preocupação em mostrar o rosto não escolhe mais horário para aterrorizar o cidadão luziense.

As várias faces da violência se apresenta não apenas na cidade, mas em todas as regiões do município e principalmente nas estradas por onde trafegam os incautos cidadãos cumpridores de seus deveres e pagadores de impostos. Acontece de tudo. Aqui serão citados apenas alguns casos que merecem mais destaque, mas são altíssimos os indices de criminalidade em Santa Luzia.

No início do mês o ex prefeito Mico foi atacado em uma emboscada na BR-316 quando retornava de Capanema e até agora não se tem nenhuma resposta para o atentado. Vários "motoqueiros" já tiveram seus veículos tomados de assaltos nos ramais das comunidades do Broca e da 12 incluindo-se aí um assalto seguido de homicídio até hoje não elucidado. E o mais recente acontecimento quando relatado muitos não acreditarão que aconteceu aqui na aparente tranquilidade da Cidade Morena.

Domingo último por volta das 08hs da manhã num daqueles dias preguiçosos que até o sol fica escondido, quatro elementos [incluindo um filho da terrinha oriundo de família conhecida] entraram no Mercadinho Central [de propriedade do Sr. Chico do Artur e família] fingindo-se de fregueses, anunciaram o assalto e renderam a filha do proprietário [sob a mira de uma pistola] que encontrava-se no caixa levando uma baixa quantia em dinheiro e alguns gêneros de pouco valor para em seguida fugirem dirigindo um Honda Civic 2009 na direção da divisa com o Maranhão.

Dessa vez a polícia deu uma resposta à altura, acionando as delegacias de Bragança, Vizeu e Cachoeira do Piriá. A ação foi rápida e bem sucedida. Conseguiram prender os bandidos ainda na estrada quando tentavam fugir por um vicinal próxima à comunidade do km 74 da Pará-Maranhão.

Todos foram presos e a polícia ainda descobriu que o veículo usado pelos assaltantes foi roubado em Belém na Avenida Governador José Malcher na sexta feira. Os quatro elementos encontram-se presos na delegacia de Santa Luzia aguardando ordens judiciais para serem transferidos para a Capital.

Essa era uma notícia que não gostaria de está escrevendo em pleno período natalino, mas infelizmente o "progresso" não anda sozinho e traz consigo todas as mazelas sociais que o acompanha.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.