A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Brigadistas e Bombeiros lutam para conter o fogo na Terra Indígena Tembé da Reserva Alto Rio Guamá, com grandes focos em Santa Luzia do Pará

Três semanas após o início dos incêndios na Reserva Indígena Alto Rio Guamá - que se estende pelos municípios de Santa Luzia do Pará, Capitão Poço, Garrafão do Norte, Paragominas e Nova esperança do Piriá - o fogo continua avançando de forma acelerada e provocando a destruição de grande parte da floresta nativa. As áreas mais atingidas são o Gurupi e Guamá. Nos últimos dias equipes do Corpo de Bombeiros de Paragominas chegaram acampar na Aldeia Cajueiro e seguem traçando estratégias para conter as chamas.

Em solidariedade ao povo Tembé, os guardiões do Alto Turiaçu e indígenas Kaapor se uniram para prestar apoio no combate ao fogo. Segundo os indígenas, os primeiros focos de incêndio começaram no dia 1° de setembro.

Segundo uma das lideranças do povo Tembé, a falta de equipamentos adequados é um dos maiores problemas. "Mesmo com a chegada dos bombeiros ainda estamos tendo muitas dificuldades para vencer as chamas".


Os incêndios estão cada vez mais próximos da aldeia cajueiro, uma das maiores da região, e também ameaçam a rede de energia e os açaizais de Santa Luzia de Santa Luzia do Pará, principal fonte de alimentação e de renda dos indígenas da região.

Fonte: Portal O Liberal

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.