A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Principais candidatos à prefeitura de Santa Luzia do Pará deixam para o último dia a realização das convenções municipais

Foto: Carlos Lima
Dois dos principais partidos que terão candidatos ao cargo de prefeito de Santa Luzia do Pará já decidiram a data das convenções municipais. Eles irão apresentar os nomes somente no último dia permitido pela legislação eleitoral. Dia 16, na próxima quarta-feira, de hoje a exatamente uma semana e no mesmo horário, às 18 h, PSB e MDB vão indicar o ex-prefeito Adamor Aires e o atual chefe do executivo municipal, Edno Alves, respectivamente, para a disputa do cargo de prefeito e também os candidatos a vereador de cada coligação, para as eleições do dia 15 de novembro.

Depois de algumas idas e vindas, muita indefinição e intervenção direta do governador Helder Barbalho e do vice-governador Lúcio Vale, finalmente no mês passado pessoas próximas do atual prefeito, e o próprio, confirmaram que ele deverá ser candidato à reeleição, isso após a família do chefe do executivo municipal luziense ter solicitado que ele repensasse seu projeto político, para se dedicar às empresas de sua propriedade no município de Parauapebas onde atua no setor de mineração.

Porém, diante dos apelos e da garantia de apoio irrestrito do governador e da máquina estadual, além do vice-governador Lúcio Vale e do seu poderoso PL, que faz parte da coligação majoritária, o prefeito Edno Alves foi seduzido e aceitou o desafio de encarar mais uma disputa na urnas, desta vez com a vantagem de está sentado na cadeira do executivo municipal e bem avaliado pela população em razão do bom trabalho desenvolvido pelo seu governo, especialmente em favor das classes menos favorecidas, que o credenciam para pedir mais um voto de confiança. 

Já o PSB, que há muito tempo definiu o nome do ex-deputado estadual e ex-prefeito Adamor como pré-candidato, bateu o martelo e vai coligar com o DEM, tendo o atual presidente da câmara, vereador Mário Henrique [Bode] na vaga de vice. Dentro do partido, o nome de Adamor é unânime com apoio do manda-chuva da sigla no Pará, o deputado federal Cássio Andrade.

Quanto à vice-prefeita Lúcia Machado, que também está no páreo pelo comando do município, segundo fontes ligadas à czarina do PT luziense, deverá realizar convenção para oficializar sua candidatura na próxima terça-feira, 15. Sem muitos detalhes à respeito das composições políticas para fortalecer suas pretensões, Lúcia se lançará em mais uma aventura eleitoral praticamente em carreira solo tendo apenas o PT como base, e com a pecha de dissidente do grupo do prefeito Edno Alves, pelo qual logrou êxito nas urnas em 2016.

Outra incógnita é o jovem contador Leandro Lima, do Avante, que há mais de uma ano se lançou como pré-candidato e tem trabalhado arduamente para se tornar um nome viável, competitivo e se colocar como alternativa às velhas raposas políticas que mais uma vez se engalfinham no ringue político luziense. Informações de última hora dão conta de que Leandro está sendo cortejado por emissários do prefeito Edno Alves para aderir ao seu projeto de reeleição em troca de uma composição partidária que lhe viabilize espaço na chapa do alcaide.

Além dos nomes já mencionados, a disputa pela prefeitura de Santa Luzia do Pará, até o momento, tem outro pré-candidato: Dedé Brandão, do Psol, que na semana passada definiu o jovem Fernando Vergalhão como companheiro de chapa.

Nota: O pré-candidato Leandro Lima afirmou ao blog, agora há pouco, que está tudo pronto para a convenção do Avante, que lançará sua candidatura, faltando apenas acertar alguns detalhes. Porém as negociações com o prefeito Edno Alves continuam abertas.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.