A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Secretaria de Agricultura realiza primeira Feira da Agricultura Familiar de 2021

Nota: Atualização às 13: 24 h - O secretário de Agricultura e Abastecimento, Frankson Dias, entrou em contato com o blog para informar que a "Feirinha" da Agricultura Familiar que aconteceu no último sábado é uma realização da pasta que ele comanda [Agricultura] e não da secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade como destacado nesta matéria. Portanto está feita aqui a ratificação e pedimos desculpas ao secretário Frankson pelo equívoco.

Com o intuito de estimular o consumo de alimentos saudáveis e beneficiar pequenos agricultores do município, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade realizou, no último sábado, 31 de julho, a primeira edição da Feira da Agricultura Familiar de 2021. O evento ocorreu na feira a partir das 7 h, em frente ao Mercado Municipal.

A feira é uma ação que faz parte do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar do Pará, liderada pela pasta do Meio Ambiente que busca, além de estimular o consumo de alimentos orgânicos, contribuir para as diversas práticas de promoção da agroecologia e do desenvolvimento rural sustentável, fomentando a economia de diferentes grupos sociais no âmbito da agricultura familiar em todas as comunidades da zona rural, principalmente no cenário pandêmico, em que muitos se viram com a renda comprometida, como menciona o secretário de Meio Ambiente, Ygor Barros, “Em meio ao cenário atípico em que estamos passando, temos que seguir fomentando, apoiando e agregando esse agricultor a esse cenário para que o mesmo não tenha grandes perdas no escoamento dos seus produtos. Vale ressaltar que seguimos as orientações de saúde para que todos estejamos protegidos. Com uso de máscaras e álcool em gel para todos que participarem com segurança”.

É o que reforça uma produtora rural que participou da "feirinha" organizada pelo Governo Municipal com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da Amol - Associação de Mulheres Luzienses Olímpia da Luz e do Senar - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. A jovem que vive da agricultura explica que antes da pandemia conseguia escoar a produção produzida pela família, mas hoje tem dificuldades em vender os seus produtos, uma perda considerável na renda familiar. “Todas as feiras pararam e é nesse retorno do evento da Semmas que vamos tirar dinheiro o nosso sustento e outros gastos”, explica.

Como parte da programação houve um trabalho de sensibilização da comunidade para a não utilização de produtos de uso único, as sacolas plásticas são um exemplo, incentivando o uso de sacolas retornáveis, medida que se torna ainda mais necessária após a aplicação da lei estadual que proíbe sacolas plásticas nos grandes supermercados.

Estiveram presentes produtores de várias comunidade que colocaram à venda produtos de fabricação artesanal bem como itens que fazem parte da alimentação saudável e sustentável. Tudo com preços convidativos para os compradores que frequentaram a feira na manhã de sábado.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.