A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

Está chegando a hora de um dos momentos mais importantes para a vida de todos os brasileiros: as eleições gerais que irão eleger os governadores dos estados e o próximo presidente da República. É uma decisão que requer muita responsabilidade, já que o futuro dos estados e da nação, especialmente, dependerá de quem estiver à frente das decisões mais importantes que ditarão os rumos de segmentos essenciais como economia, saúde, educação, infra-estrutura e etc...

O Pará, que nos últimos quatro anos vem experimentando um surto de desenvolvimento jamais visto em governos anteriores vive um dilema. De uma lado se apresenta a continuação do trabalho que mudou a cara do estado, trouxe de volta a esperança e vem garantindo melhor qualidade de vida aos paraenses. Já do outro lado, tem-se a união de dois projetos nefastos que representam a velha política, o retorno das oligarquias familiares ao centro do poder e o parelhamento do estado para fins de controle, locupletação de recursos e a institucionalização de uma política raivosa baseada nas velhas práticas das esquerdas radicais que povoam nações vizinhas na América Latina. Porém, este é o momento de fazer uma reflexão, comparar os dois projetos e escolher o melhor para o estado do Pará que tando padeceu no passado nas mãos destes que se apresentam como o "novo" nesta eleição.

Em Santa Luzia, a oposição ao Governo Adamor Aires - que persegue implacavelmente o Prefeito dia e noite com o único intuito de boicotar o seu excelente trabalho - faz política com o fígado. Sem o mínimo de racionalidade os dissidentes da base aliada, munidos de ódio por que não conseguiram arrancar-lhe o mandato na marra, mesmo apoiando candidatos alinhados com o projeto do Prefeito resolveram dar as mãos ao consórcio PMDB/PT, derrotado nas urnas em 2012, somente para não favorecer Adamor, que graças ao apoio recebido do atual Governador vem transformando radicalmente a paisagem do município com mais de uma dezena de obras em andamento.

A contradição em palanque é gritante: o maior fiador do arremedo de grupo político idealizado por um certo empresário picareta e seus amigos também é um dos principais aliados do candidato à reeleição ao Governo do Estado, para quem pede votos com todo o fervor. Enquanto isso o aprendiz de empresário reúne no seu palanque meia dúzia de figuras manjadas da política de Santa Luzia que trabalham com todo afinco para o candidato adversário. No momento dos discursos o constrangimento é revelador.

Na verdade o que acontece em Santa Luzia é uma antecipação de 2016, com os "apressadinhos" colocando a carroça na frente dos bois. A prova mais contundente disso são os ataques desferidos contra o Prefeito Adamor Aires nas reuniões políticas que supostamente serviriam para arrebanhar eleitores para os candidatos apoiados pelo "sindicato do mal", transformadas num verdadeiro festival de baixarias com discursos recheados de incitações ao ódio e vocabulários impublicáveis tendo como alvo o Prefeito.

A reta final da campanha promete ser bastante movimentada na City: todos os grupos estão agendando atos políticos para o apagar das luzes com a intenção de fisgar a fatia do eleitorado que ainda não se decidiu. Há reuniões, bicicleatas, e carreatas. Barulho é o que não vai faltar...

O nordeste paraense ainda atravessas a metade do conhecido verão amazônico, cuja estiagem predomina de julho à fevereiro, e o velho rio Caeté de guerra já agoniza. Reduzido a um pequeno fio d'água que alcança no máximo a cintura de uma pessoa adulta na parte mais profunda do leito é tudo o que resta para os assíduos frequentadores do balneário mais badalado das plagas luzienses se esbaldarem aos domingos.

Deputado federal com base e muitos amigos na City, que sempre se elegeu com votação expressiva "periga" ser um fiasco na eleição de domingo próximo nas urnas luzienses: tudo por que o dito parlamentar decidiu apoiar a chapa de oposição encabeçada pelo "Barbalhinho" ao governo do estado e por conta disso o "grosso" do seu eleitorado - constituído de antibarbalhistas e antipetistas - migrou para outras candidaturas, especialmente para o colo de outra liderança com vários mandatos na Câmara Federal que também tem correlegionários de capilaridade política reconhecida no município.

O Bairro do Km 46 e a comunidade do Pitoró - cujas têm São Francisco de Assis como padroeiro - iniciaram a programação religiosa das suas respectivas festividades no final de semana passado. Celebrações, novenas, noitários e leilões acontecem até o próximo sábado, 04, dia dedicado a São Francisco, um dos mais populares e festejados pela Igreja Católica. A programação do bairro do Km 46 inclui ainda a tradicional romaria para a igreja do Km 42 às margens da BR 316, dia 04 pela manhã.

Moradores da travessa Santa Maria, na comunidade do Km 18, estão mais do que feliz. Motivo: depois de mais de 08 anos de abandono pelo finado governo petista de Louro, Lúcia, Gédson & Cia, o Prefeito Adamor Aires, em continuidade à expansão dos serviços prestados à população do interior do município, iniciou a revitalização do ramal que serve de acesso único para muitas famílias residentes no local. A população que sofreu todos esses anos abandonada agora está comemorando mais uma conquista graças ao respeito do governo municipal com todos os luzienses.


Fotos: Gustavo Vieira

Em função das comemorações em alusão ao Dia do Idoso, ocorrido hoje, 01 de outubro, o Cras [Centro de Referência de Assistência Social] montou uma programação especial, sob o tema "Quero ter um milhão de amigos e bem mais forte poder cantar" com apoio da Semas [Secretaria Municipal de Assistência Social], que inclui várias ações voltadas ao bem estar da pessoa idosa que serão desenvolvidas durante toda essa semana. O Grupo da Terceira Idade, atendido pelo Cras, estará todas as manhãs na Pracinha realizando atividades físicas, recreativas e avaliações do quadro de saúde.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.