A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Lira Maia - candidato a vice de Helder Barbalho é campeão de processos no Supremo

O deputado federal e ex-prefeito de Santarém, Lira Maia [Dem], que disputa o governo do estado como vice na chapa de Helder Barbalho [PMDB] é um dos campeões de processos na Justiça: Maia acumula nada menos que 12 pendências judiciais, onde é acusado de vários crimes contra a administração pública.

Em dobradinha com Helder Barbalho - filho e herdeiro político do senador Jader Barbalho, aquele que dispensa apresentações - Lira Maia, uma velha raposa política do oeste paraense, se apresenta como o "novo" nessas eleições. Porém, tanto Maia quanto o "Barbalhinho" são figurinhas conhecidas do povo paraense por que já ocuparam cargos legislativos e executivos nas últimas duas décadas e não deixaram saudades por onde passaram.

Lira Maia ainda carrega consigo suspeitas que remontam ao período em que foi prefeito de Santarém, município de 295 mil habitantes localizado a 1,3 mil km de Belém, entre 1997 e 2004. Ao todo, são quatro ações penais e oito inquéritos. Em uma das ações [AP 524], o deputado é acusado de envolvimento em irregularidades em 24 processos licitatórios para a compra de merenda escolar no ano de 2000.

Segundo a denúncia, o superfaturamento chegou a R$ 1,97 milhão em valores da época. De acordo com a acusação, participaram das concorrências públicas empresas de fachada que ofereceram produtos com preços acima do mercado, o que contrariaria a Lei das Licitações. Na defesa ao STF [Supremo Tribunal Federal], o deputado atribuiu a diferença nos preços das licitações às condições geográficas de Santarém, que elevariam o valor do frete. Além disso, segundo ele, a Secretaria Municipal de Educação tinha autonomia para gerir recursos de forma descentralizada, sem a sua interferência.

Fonte: Site Congresso em Foco

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.