A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Jader Barbalho vira réu em mais um processo no Supremo

Senador do PMDB já responde a outros cinco processos no tribunal. G1 tentou contato com advogado do parlamentar, mas não conseguiu.

O STF [Supremo Tribunal Federal] decidiu nesta terça-feira, 07, abrir ação penal contra o senador paraense Jader Barbalho [PMDB] por crimes contra o sistema financeiro, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Jaser Barbalho que também é réu em outras cinco ações penais no Supremo, chegou a renunciar ao mandato de senador em 2001, quando vieram à tona denúncias de que teria desviado verbas liberadas pela Sudam [Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia].

Quatro meses depois de deixar o Congresso para não ser cassado, Jader teve a prisão decretada pela Justiça Federal do Tocantins. Preso e algemado em Belém, foi transferido para o estado do Tocantins, mas foi liberado após passar 13 horas na cadeia.

Depois de dez anos afastado do Congresso, voltou a assumir uma cadeira no Senado em 2011. Com a posse, os inquéritos e processos a que respondia foram para o Supremo Tribunal Federal, já que passou a ter foro privilegiado.

Investigações

As ações que cobram a punição de Jader Barbalho e outros acusados de envolvimento no esquema de desvio de dinheiro público da Sudam foram propostas por procuradores do Ministério Público Federal do Pará, Amazonas, Mato Grosso e Tocantins.

O rombo, conforme as investigações, seria de mais de R$ 200 milhões. Na ação que investiga o Projeto Agroindustrial de Cereais Dona Carolina S/A, no Tocantins, os procuradores argumentam que Barbalho recebia comissão de 20% sobre o valor de cada parcela liberada pela Sudam para o projeto.

Fonte: G1-Pará

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.