A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Cercado por acusações, já preso e algemado no passado pela Polícia Federal, senador Jader Barbalho [PMDB], aliado de Lula e Dilma, fracassa ao tentar fazer do filho sucessor. Vitória do governador tucano Simão Jatene no Pará

O poster baixo é do blog homônimo editado pelo jornalista Ricardo Setti no Portal Veja Online.


O governador tucano do Pará, Simão Jatene, foi reeleito com 51,98% dos votos contra o filho e herdeiro presuntivo do cacique Jader Barbalho [PMDB], Helder Barbalho, com 48,02% dos votos.

Atingido por uma metralha de acusações há anos, Jader tentou passar o cetro ao filho, Helder, 35 anos, ex-prefeito de Ananindeua, cidade de quase meio milhão de habitantes na Região Metropolitana de Belém. O filho foi derrotado depois de o Supremo Tribunal Federal decidiu, no começo do mês, abrir ação penal contra o senador Jader Barbalho por crimes contra o sistema financeiro, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

O processo tramita em segredo de Justiça e por isso não é possível ter acesso a detalhes. Jader responde a outras cinco ações criminais no STF. O senador chegou a renunciar ao mandato e à Presidência do Senado em 2001, na esteira de denúncias de que teria desviado verbas liberadas pela Sudam [Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia].



Quatro meses depois de deixar o Congresso para evitar a perda do mandato por cassação, Jader teve a prisão decretada pela Justiça Federal do Tocantins. Preso por agentes federais em Belém, chegou algemado a Palmas, no Tocantins, mas foi liberado após passar 13 horas na cadeia.


O senador conseguiu se eleger novamente senador em 2010 e, com sua posse em 2011, os inquéritos e processos a que respondia foram encaminhados para o Supremo Tribunal Federal, já que, como parlamentar, passou a ter foro privilegiado, segundo a Constituição.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.