A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

Já é carnaval
O clima de carnaval já é reinante na City com a movimentação dos blocos e dos foliões que esperam anciosamente a folia de Momo que será embalada pela mega programação montada pela Prefeitura Municipal - Governo Adamor Aires - para o tradicional Carnaluziense que em 2016 chega à vigésima edição. Serão três dias de muita festa na Praça de Eventos Lucas Cavalcante com as melhores bandas do circuito musical paraense.

O melhor carnaval da região
As atrações do Carnaluziense 2016 foram escolhidas a dedo pelo Governo Municipal e sem sombras de dúvidas será o melhor carnaval de toda a região da Pará/Maranhão, quiçá do nordeste paraense, graças aos muitos esforços do Prefeito Adamor preocupado em fazer um carnaval de qualidade para o seu povo, apesar da grave crise econômica que afeta mortalmente as finanças do município. Se comparada com municípios vizinhos - Capanema, Cachoeira do Piriá, Ourém, Capitão Poço e Bragança - Santa Luzia está anos luz à frente proporcionando uma grande programação carnavalesca para o seu povo, com atrações infinitamente superior às dos municípios citados.

A crise é grave
Grande parte dos municípios vizinhos deixou de fazer o carnaval alegando a falta de dinheiro por conta da crise, o que é uma grande verdade. A propósito, a choradeira não é de hoje: no finalzinho do ano passado enquanto Santa Luzia comemorou aniversário de emancipação política com uma festa de arromba, sob os acordes da maior aparelhagem sonora do Pará, o Super Pop, Cachoeira do Piriá e Capitão Poço que comemoram aniversário na mesma época, geralmente com atrações de relevância nacional, contratadas a peso de ouro, não foram além de uma tímida programação com atrações praticamente caseiras.

Apesar da crise
Santa Luzia além de proporcionar o melhor carnaval da região também é um dos poucos municípios que está honrando seus compromissos salariais com a folha de pagamento rigorosamente em dia - incluindo o 13º salário e um abono pago aos professores no finalzinho de janeiro - enquanto muitos municípios tiveram dificuldades para quitar o pagamento de dezembro e até o presente momento ainda têm pendências financeiras com o funcionalismo por conta da crise que todos alegam. Como pode se ver, apesar das mentiras da oposição que ataca o Governo Adamor injustamente com boatos caluniosos, Santa Luzia está em melhor situação que muitos e ainda executando mais de uma dezena de obras de grande importância para o povo luziense.

O choro é livre, mas...
O exercício da oposição é salutar e necessário em qualquer regime democrático de direito exateamente para que se tenha um equilíbrio na correlação das forças políticas em qualquer ambiente, porém é de extrema importância destacar que fazer oposição de maneira irresponsável baseado na mentira e na calúnia apenas com o objetivo de desqualificar o "inimigo" a qualquer preço é uma ato criminoso que merece ser repudiado, até por que a mentira tem pernas curtas e a verdade dos fatos sempre vem à tona desnudando o mentiroso caluniador. Em Santa Luzia, as viúvas do finado governo petista de Louro, Gedson, Lúcia Machado & Cia, ávidas pelo retorno para a sua zona de conforto - de onde foram apeadas primeiro pela justiça e depois pelo voto dos luzienses - agora falam, comem e respiram pela boca de certa figurinha de conduta nada ilibada [escondida atrás da covardia de um fake] que sobrevive fazendo negócios escusos no silêncio das horas tardias da noite, mas que durante o dia vive a destilar todo o seu ódio espalhando boatos e contando mentiras nas redes sociais na tentativa de desconstruir o excelente trabalho conduzido pelo Prefeito Adamor, que tanto incomoda os inimigos do povo luziense. Porém, as investidas da mula do tráfico não tem surtido efeito por que o povo não é bobo e não acredita nas mentiras forjadas sob o efeito de substâncias proibidas...

Inverno
Finalmente o tão esperado inverno amazônico chegou e já está dando a tônica em Santa Luzia com chuvas praticamente quase todos os dias, e o dia todo. Apesar das precipitações pluviométricas de grande intensidade que atingem Santa Luzia desde a última semana de janeiro, todas as previsões meteorológicas indicam chuvas muito abaixo do normal para a região nordeste do estado do Pará, na qual Santa Luzia está inserida, em 2016. O registro abaixo foi feito no final de semana passado no centro financeiro de Santa Luzia.


Filho de peixe...
O jovem e competente advogado Pedro Oliveira, primogênito do também não menos competente advogado, Adamor Aires, que vem a ser o Prefeito de Santa Luzia, foi empossado na semana passada na presidência da Comissão Especial de Direito Eleitoral da OAB-PA [Ordem dos Advogados do Brasil, seção Pará], que tem entre as suas atribuições a prerrogativa de acompanhar, auxiliar e fiscalizar os procedimentos da Justiça Eleitoral. Pedro, é especialista em Direito Eleitoral pela PUC-MG [Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais] e está cursando mestrado na mesma área na Escola de Direito do Cesupa [Centro Universitário do Estado do Pará], além de integrar, à convite, o corpo docente do curso de Especialização em Direito Eleitoral da Unama [Universidade da Amazônia]. Currículo e competência é o que não lhe faltam...



Pede pra sair!
Padre Nelson Magalhães, prefeito de Bragança, abandonou a nau petista no último dia 15, quando assinou sua desfiliação, e atravessou a linha da fronteira da oposição para se abrigar de mala e cuia no PPS, aliado de primeira hora dos tucanos. O que se comenta nos bastidores é que agora fora do PT o padre-prefeito vai pedir o lugar dos antigos companheiros de legenda para abrigar os novos aliados, o que é natural em momentos de transição política, e neste caso, ideológica também. Aí surge a pergunta que não quer calar: - Como fica a situação da petezada de Santa Luzia que correu para se pendurar nas tetas da prefeitura de Bragança após ser escorraçada nas urnas em 2012? Pelo que se sabe meio mundo de ex-integrantes do finado governo petista de Louro, Gedson, Lúcia Machado & Cia está aboletado em cargos comissionados ou de direção sob o guarda-chuva da administração Nelson Magalhães.

E ainda vai piorar
A situação das prefeitura que já não é nada boa só tende a piorar, e muito ainda em 2016, por conta da queda nos repasses de recursos da União para os municípios que desde o ano passado quando foi deflagrada a crise, vêm enfrentando sérios problemas financeiros. Só para se ter uma ideia o repasse do FPM [Fundo de Participação dos Municípios] no mês de janeiro caiu 20,15% em relação ao mesmo período do ano passado. Não é nada, mas isso representa menos dinheiro para os municípios o que obriga os prefeitos a adotarem medidas drásticas e impopulares, como demissões e cortes em investimentos em setores vitais como Saúde e Educação, por exemplo, tão caras à população. É importante ressaltar que a queda nominal dos repasses é extremamente prejudicial aos gestores, pois reduz efetivamente o valor repassado aos municípios já que apenas as prefeituras têm o ônus de lidar com a inflação.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.