A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

Carnaluziense 2016
Sucesso total! Assim pode ser definido o Carnaluziense 2016 segundo os muitos comentários que correm na City desde a quarta-feira de Cinzas. Além do recorde de público, o evento apresentou outro dado positivo: o menor índice de ocorrências policiais de todas as edições que em 2016, chegou à vigésima. A preocupação com a segurança, além da excelente programação, foi o ponto chave da organização que conduziu os preparativos da folia de Momo em Santa Luzia. De acordo com dados dos organizadores, mais de 15 mil pessoas passaram pelo corredor da folia, na Praça de Eventos Lucas Cavalcante, durante os três dias de carnaval.

O melhor carnaval da região
Santa Luzia, apesar da crise, mas graças ao empenho e a competência do Prefeito Adamor Aires em administrar os recursos do município realizou a melhor festa de carnaval da Pará/Maranhão deixando para trás muitos municípios da região com tradição em grandes eventos durante a folia carnavalesca. A consequência disso foi que Santa Luzia absorveu a maioria do público das cidades vizinhas durante os três dias de programação que privilegiou ritmos nativos e regionais agradando em cheio todos os gostos, o que tornou tarefa fácil encontrar foliões de municípios vizinhos como Capanema, Cachoeira do Piriá e Ourém, entre outros, que não promoveram festa de carnaval ou realizaram eventos carnavalescos com uma tímida programação que não atraiu os foliões que preferiram vir para Santa Luzia.



É a crise
Capanema que em outros anos foi o centro da folia na Pará/Maranhão com programações dignas dos grandes centros, que incluía desfiles de escolas de samba, arrastões de dezenas de blocos animados por trios elétricos gigantes e shows nababescos com atrações de renome no circuito musical brasileiro, este ano resumiu-se a uma tímida programação que em nada lembrou os velhos tempos. De pires na mão por conta da famigerada crise econômica que impõe limitações orçamentárias drásticas às prefeituras muitos gestores decidiram ser cautelosos e não investir volumes vultuosos em festas de carnaval.

É o Pará isso
O Instituto Evandro Chagas, em Belém, a principal referência em doenças tropicais do país, firmou parceria com a Universidade do Texas, nos Estados Unidos, para o desenvolvimento da vacina contra o vírus Zika, que deverá ocorrer em até 12 meses. O anúncio foi feito ontem, quinta-feira, 11, pelo Ministro da Saúde, Marcelo Castro. Ambas as instituições têm experiência em doenças causadas por vírus semelhantes ao Zika, como Dengue, Chikungunya e Febre Amarela. Para quem não sabe, o Instituto Evandro Chagas, com sede em Belém, é um órgão vinculado à SVS [Secretaria de Vigilância em Saúde], do Ministério da Saúde, e atua nas áreas de pesquisas biomédicas e na prestação de serviços em saúde pública. Sua atuação está relacionada às investigações e pesquisas nas áreas de Ciências Biológicas, Meio Ambiente e Medicina Tropical, sendo referência mundial como centro de excelência em pesquisas científicas.

Além da crise
Se de um lado a crise financeira, sempre ela, aperta os prefeitos obrigando-os a cortar na própria carne para dá liquidez fiscal aos municípios reduzindo investimentos em setores prioritários como saúde, educação e infraestrutura por falta de recursos, cada vez mais escassos, por outro lado a Lei de Responsabilidade que Fiscal impõe limites aos gastos com a folha de pagamento sob pena de imputar sérias sanções fiscais e jurídicas ao gestor que extrapolar o percentual máximo de 54% da receita líquida do município com gastos salariais, pune severamente os prefeitos impedindo-os de contratar mesmo que haja a necessidade expressa de mão de obra o que desagrada e muito boa parte do eleitorado. E mais, por conta da crise financeira e da LRF os prefeitos estão se tornando meros pagadores de folhas salariais, sem capacidade para investir e sem espaço para contratar por falta de recursos, mas a sociedade não está nem aí e não entende que as prefeituras não fabricam dinheiro e os prefeitos acabam sendo responsabilizados pelas mazelas que maltratam a população.

À deriva
Faltando pouco menos de oito meses para a eleição municipal a oposição raivosa apenas rosna, mas não morde por que continua inerte sem projetos e muito menos sem saber que rumo tomar diante do excelente trabalho do Prefeito Adamor que vem contemplando os luzienses com uma administração séria, competente e comprometida com a ética, bem diferente da era petista. Atualmente os ex-valetes do finado governo Louro - especialmente uma ex-parlamentar cúmplice de toda a bandalheira daquela época que saqueou e quebrou o município - estão a postos na proa da fragata da oposição juntamente com outras figuras de conduta nada recomendáveis tentando iludir o povo vendendo a imagem de varão plutarco com o único objetivo de voltar ao comando do município apenas para colocar a mão grande no dinheiro da viúva, mas o eleitorado não é bobo e já sacou a malandragem desses malfeitores.

Colhendo os frutos
Enquanto a oposição vende mentiras na tentativa de se viabilizar como alternativa na eleição de outubro, o Prefeito Adamor continua botando a mão na massa para beneficiar cada vez mais a população com obras e serviços que garantam o seu bem está. Graças a grande capacidade de gestão do Prefeito e sua equipe, o município continua um canteiro de obras a céu aberto e os frutos vão aparecendo, de tal modo que está atraindo até pessoas e lideranças que antes não tinham nenhuma afinidade com o Governo. A prova disso é que nos últimos dias lideranças expressivas que caminharam de mãos dadas com o candidato derrotado em 2012, Edno Alves, passaram a integrar o grupo político liderado Pelo Prefeito Adamor para somar forças visando o embate eleitoral que se avizinha por compreenderem que Santa Luzia nunca esteve em boas mãos quanto agora, e que o trabalho precisa continuar.

Trilha das Cinzas
A tradicional Trilha das Cinzas acontecerá no último domingo de fevereiro, dia 28. As camisas para os participantes começarão a ser vendidas já na próxima semana e a organização promete um novo trajeto para este ano, totalmente sinalizado com bandeiras e mais algumas novidades que ainda serão anunciadas.

Troca-troca
Com a abertura da janela partidária na próxima quinta-feira, 18, quando o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros, deverá sancionar a emenda à reforma política, que permite que detentores de mandatos eletivos troquem de partido dentro de um período de trinta dias sem o risco de sofrer nenhuma sansão há a perspectiva de que alguns vereadores de Santa Luzia que não mais comungam com as orientações das suas atuais legendas migrem para outros partidos, o que deverá redesenhar uma nova configuração das forças políticas na Câmara Municipal. Segundo especulações, pelo menos dois parlamentares estariam dispostos a trocar de partido.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.