A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo


 Diplomação

A diplomação dos eleitos em Santa Luzia do Pará - prefeito, vice-prefeito e vereadores - pela justiça eleitoral acontecerá no próximo dia 16 às 09 h no cartório eleitoral da 41ª Zona Eleitoral em Ourém. Não haverá cerimônia e o evento será restrito aos diplomados e alguns poucos [e privilegiados] convidados para evitar aglomeração por causa do Coronavírus.

Presidência

O prefeito eleito Adamor Aires trabalha nos bastidores para fazer a Mesa Diretora da câmara e eleger alguém do seu grupo e da sua confiança para o cargo de presidente. Quanto ao nome o martelo já foi batido e as negociações estão acontecendo afim de viabilizar o projeto para comandar o parlamento no biênio 2021 e 2022.

Concorrência

De acordo com informações de bastidores o ainda prefeito Edno Alves e o empresário Edinaldo Lucena também querem a presidência da câmara e estão se movimentando pra isso com intensas reuniões e encontros com os parlamentares eleitos. As negociações para emplacar alguém do grupo estão acontecendo e a busca é por um nome de consenso com o intuito de unir o bloco de oposição e afinar o discurso para marcar posições diante do governo Adamor Aires.

Desembarque

Porém, todas as bolsas de apostas da City estão voltadas para saber quem serão aqueles que irão pular do barco da oposição e aderir ao governo como acontece em todas as eleições em Santa Luzia do Pará desde que o mundo é mundo. Como é sabido Adamor elegeu 05 vereadores e Edno também 05, com 01 eleito pelo PT de Lúcia Machado, e a conta não fecha para emplacar a presidência da câmara. Portanto, alguém precisa ir à colheita na horta alheia e como a oposição tem pouco a oferecer já é possível saber qual será o desfecho dessa história envolvendo o comando da câmara.

Adesão

Uma provável adesão de vereadores da oposição ao projeto de governo do prefeito eleito Adamor Aires é mais do que natural e não se trata de alguém "se vender" como costumam dizer no jargão político. O alinhamento de correntes ideológicas adversárias após a eleição é normal em todas as esferas de governo - inclusive a nível estadual e federal - e essa prática acontece em nome da governabilidade por que o chefe do executivo precisa ter apoio para aprovar suas pautas em favor da população e o mínimo de tranquilidade para conduzir os destinos do município sem atropelos.

Secretariado

Com o tempo curto para montar sua equipe, em função do adiamento das eleições por causa da pandemia do Novo Coronavírus, o prefeito eleito Adamor Aires está trabalhando intensamente junto com seu vice Mário Henrique para fazer a composição do secretariado que deve ser anunciado antes da posse. Alguns nomes que vão integrar a linha de frente do governo não serão surpresa mas a maioria segue indefinida e só será conhecida após o anúncio oficial. Quanto aos cargos de segundo escalão alguns já foram definidos e os titulares já foram comunicados.

Transição

Os trabalhos da equipe de transição, conduzidos pelo procurador do município Francisco Neto e pelo advogado Pedro Oliveira, estão a todo vapor e o prefeito Edno Alves promete entregar a casa arrumada com todas as contas em dia.

Estreia

O candidato do Avante, Leandro Lima, teve a primeira experiência em disputas eleitorais e não fez feio diante da disputa encarniçada que foi a eleição em Santa Luzia do Pará. Leandro fez uma campanha pra lá de modesta, sem o mínimo de estrutura em comparação aos demais candidatos, e baseada apenas na conversa direta com o eleitor, olho no olho, emergindo das urnas com mais de 500 votos, o que já é um grande feito em uma eleição com quatro candidatos. E mais, Leandro era o único estreante na política que disputou a prefeitura.

2022 é logo ali

A eleição de 2020 já é coisa do passado. Todas as atenções de agora em diante se voltarão para 2022 quando os grupos políticos do município vão medir forças nas urnas mais uma vez para ver quem leva a melhor, hipotecando apoio a seus candidatos à Assembleia Legislativa, Câmara Federal e governo do estado, principalmente. Podem até pensar ao contrário, mas a guerra não será menos fratricida que a corrida à prefeito com cada grupo buscando hegemonia no eleitorado para mostrar capilaridade política e dá torque a seus projetos futuros.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.