A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo


Sabores
O Sebrae, em parceria com empresários e a prefeitura de Bragança, realizará o "V Circuito Gastronômico Sabores do Caeté", no período de 11 a 31 de dezembro com a participação restaurantes regionais além da montagem de um empório para a comercialização de artesanatos da região. O festival valoriza a cultura local por meio da gastronomia e do turismo, gerando assim mais lucratividade para os pequenos negócios da região. Rabada bragantina, peixe agasalhado, peixe à bragantina, petiscos à base de peixes, carnes e frutos do mar são alguns dos destaques e a programação inclui ainda um espaço para degustação de farofas gourmet que serão preparadas por chefs locais.

Delas
A vez agora é das mulheres nos tribunais e nas altas cortes paraenses. A desembargadora Luzia Nadja presidente eleita do TRE-PA [Tribunal Regional Eleitoral do Pará]; desembargadora Célia Regina, presidente eleita do TJE-PA [Tribunal de Justiça do Estado do Pará]; conselheira Lourdes Lima, presidente eleita do TCE-PA [Tribunal de Contas do Estado do Pará], e conselheira Mara Lúcia, presidente eleita do TCM-PA [Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará].

Tribunal
Agora fechou, todos os tribunais no estado serão comandados por mulheres: na semana passada, Graziela Colares, assumiu a presidência do TRT - Tribunal Regional do Trabalho, da 8ª Região.

Seminário
O prefeito eleito de Santa Luzia do Pará, Adamor Aires, participou do Seminário Novos Gestores, realizado pela Famep - Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará, realizado no período de 10 à 12 de dezembro no Theatro da Paz, em Belém. O evento visa compartilhar com os gestores municipais estratégias de desenvolvimento em diversas áreas de atuação, como segurança pública, desenvolvimento econômico e sustentável das cidades, assistência social, educação, cidadania e saúde pública.

Inauguração
Na próxima sexta-feira, 18, o prefeito Edno Alves inaugura sua última realização à frente do executivo municipal de Santa Luzia do Pará. Nesta data, o ainda prefeito inaugura a conclusão das obras do tão sonhado Ginásio Municipal, ao lado da Praça de Eventos, que será batizado com o nome do saudoso ex-vereador e empresário Getro Dias de Carvalho. Na ocasião será realizado um jogo inaugural, o tradicional clássico paraense RE x PA - Remo x Payssandu, mesclando atletas de Santa Luzia e profissionais da capital do estado.

Segurança
No último sábado, 12, o governador Helder Barbalho esteve em Capanema fazendo a entrega de 66 viaturas para a Polícia Militar dos municípios da região dos Caetés, que além da Capanema é composta por mais 14 municípios incluindo Santa Luzia do Pará, Cachoeira do Piriá, Bragança, Primavera e Salinópolis, entre outros. As novas viaturas, equipadas com o que há de mais moderno em veículos destinados à segurança pública, serão utilizados no combate à criminalidade na região e na segurança da população.

Efemérides
Neste domingo, 13, em que se comemorou o dia da Padroeira dos luzienses, Santa Luzia, o município completou 29 anos de emancipação política. A data histórica quase passou despercebida, se não fosse as manifestações das pessoas nas redes sociais declarando o seu amor à Terra Querida. Diferentemente de anos anteriores não houve festa, até por que o momento não permite em função da Pandemia da Covid-19, que também não permitiu a realização da tradicional romaria de encerramento da Festividade da Padroeira.

Ostracismo
"O PT luziense precisa de renovação. Caso contrário, cairá no ostracismo". Esta observação foi feita por dos cardeais do petismo luziense em uma rede social retratando o futuro do PT após a eleição deste ano quando o partido emergiu das urnas menor do que entrou. Tinha dois vereadores e elegeu apenas um, o menos votado entre os eleitos, e a candidatura de Lúcia Machado, a verdadeira face do PT de Santa Luzia, não decolou. A atual vice-prefeita recebeu menos de 2 mil votos e a grande maioria dos candidatos da legenda à câmara também tiveram votações pífias, ficando longe de atingir o coeficiente eleitoral para brigar pele segunda vaga no legislativo.

Alinhamento
A aproximação entre o prefeito eleito de Santa Luzia do Pará, Adamor Aires, e o governador Helder Barbalho deu o que falar nos arraiais políticos luzienses e provocou uma ciumeira danada nos velhos aliados do governador. Adamor foi recebido duas vezes em audiência no Centro Administrativo do Palácio dos Despachos e ainda participou de um convescote na casa do deputado federal Cássio Andrade na companhia de Helder e dos prefeitos eleitos dos dois maiores colégios eleitorais do estado, Belém e Ananindeua, respectivamente. O alinhamento entre Adamor e Helder, além de render muita contenda nas redes sociais também vai trazer muitos frutos para Santa Luzia em forma de obras e serviços.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.