A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Enfermeira que atua na linha de frente no combate ao Coronavírus no Hospital Municipal é a primeira vacinada em Santa Luzia do Pará


A enfermeira, Heryka Silva, de 34 anos, foi a primeira pessoa de Santa Luzia do Pará a receber a vacina contra o novo coronavírus. Trabalhando na linha de frente no enfrentamento a pandemia, Erika é coordenadora do Centro de Triagem do Novo Coronavírus da secretaria de Saúde e atua no Hospital Municipal José Luís de Lima.

Minutos antes de ser imunizada, Eryka falou deste momento histórico na sua vida e na história do município. “Sou muito grata por terem me escolhido, pois sou uma das funcionárias da secretaria de Saúde que atua na linha de frente no combate à Covid-19. Estou confiante no sucesso da vacinação no nosso município e em todo país. Que seja um passo decisivo na cura desta doença, que já fez milhares de vítimas”, disse a profissional.

As primeiras doses da vacina Coronavac chegaram a Santa Luzia do Pará nesta terça-feira, 19, por volta das 11:30 h, "escoltadas" pelo prefeito Adamor Aires e o secretário de saúde, Júlio Guimarães, que foram receber o carregamento na 4ª Regional de Saúde, em Capanema, que tem jurisdição sobre Santa Luzia do Pará, e, cerca de 40 minutos depois já estava sendo aplicada a primeira dose.


Neste primeiro lote, o município recebeu 606 doses da vacina e segundo a Secretaria Municipal de Saúde, apenas os profissionais da saúde que atuam na linha de frente de combate à Covid-19, idosos acima de 60 anos e indígenas aldeados serão contemplados. Novos lotes devem chegar dentro de 2 a 3 semanas, segundo a previsão da Sespa - Secretaria de Estado de Saúde do Pará.

O transporte de Capanema até Santa Luzia foi feito em um caminhão equipado com câmara refrigerada, escoltado pela Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal até o prédio da Secretaria Municipal de Saúde, no centro da cidade. Já na entrada do município, em frente ao Alto Posto El Elion, um grupo de vereadores e um grande número de pessoas em vários veículos, além de profissionais de saúde, recepcionaram o prefeito juntamente com as forças de segurança e os acompanharam, em comboio, até a secretaria onde as vacinas serão armazenadas na rede de frios do programa de imunização do município.

Acompanhado do secretário Júlio Guimarães, o prefeito Adamor Aires fez questão de acompanhar pessoalmente a entrega e o transporte do imunizante desde Capanema até Santa Luzia.

A expectativa é grande em torno do início da vacinação. Toda população está ansiosa por este momento. Vamos seguir à risca os critérios do Programa Nacional de Imunizações. É apenas o início de um processo, mais doses devem chegar nas próximas semanas”, informou o chefe do executivo municipal.

Em seguida, Adamor fez um pedido aos cidadãos: “Mantenha os cuidados e hábitos de proteção como uso da máscara, lavar as mãos, cuidado com as aglomerações”, declarou o prefeito, agradecendo o apoio dos militares envolvidos na operação e profissionais da saúde do município em um breve discurso.

A eficácia geral da vacina CoronaVac é de 50,38%, com 78% de prevenção para casos leves de Coronavírus e 100% para casos moderados e graves da doença. As doses são destinadas apenas a pessoas maiores de 18 anos.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.