A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Farinha de Bragança ganha selo de indicação geográfica reconhecido pelo INPI

A farinha de mandioca produzida no município de Bragança, a mais famosa do estado do Pará e conhecida como "Farinha Baguda de Bragança", vendida nos comércios e feiras da cidade, acabou de receber o Selo de Identifciação Geográfica do INPI - Instituto Nacional de Propriedade Intelectual. Com o reconhecimento o produto passa a ser protegido pelas leis de propriedade e e direitos industriais impedindo que o produto típico seja reproduzido em outras regiões do país.

A Indicação Geográfica [IG], segundo o INPI, é usada para identificar a origem de um determinado produto ou serviço. Isso vale para quando o local se torna conhecido, ou quando certa característica ou qualidade desse produto esteja relacionada pela origem geográfica, como é o caso da farinha de Bragança. Com o reconhecimento, agricultores do município podem ser beneficiados com o selo que visa reconhecer, proteger e valorizar produtos de procedência determinada.

A farinha de Bragança é o segundo produto paraense a receber o Selo de Indicação Geográfica do INPI. Antes apenas o cacau de Tomé Açu tinha a certificação, recebida em janeiro de 2019.

O processo foi longo, mas finalmente os agricultores de Bragança conquistaram o tão sonhado selo de procedência pelo qual vinham lutando desde março de 2017, quando o Sebrae deu entrada no requerimento solicitando o reconhecimento através do projeto Crescer no Campo - Mandiocultura na Região de Bragança.

Agora o selo deverá ser utilizado por todos os agricultores que produzem farinha nesses locais referenciados. A farinha de Bragança é um produto tradicional ligado a memória e história do povo bragantino, produzida a partir de suas comunidades tradicionais.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.