A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Padre Catel, o primeiro pároco de Santa Luzia, passa por um momento delicado por conta da sua saúde frágil


A Província do Norte da Congregação Barnabitas, ordem religiosa da qual Padre Catel faz parte, postou na sua fan page, na sexta-feira, 11, a seguinte nota:
Saudações Zacarianas! 
Boa tarde... 
Queridos filhos! Hoje quem se prostra humildemente pedindo as vossas orações pela recuperação da sua saúde, é um dos nossos pioneiros da nossa congregação Barnabita, chamado Dom Paolo Maria Catel, CRSP-Bta, conhecido carinhosamente pelo povo como "Padre Catel", o Missionário Barnabita dos interiores do Pará. Portanto que a Nossa Senhora de Nazaré, possa interceder a Deus nesse momento delicado, pela situação que o nosso querido confrade está passando. Agradecemos a todos por vossas orações, esse pequeno gesto de caridade tão precioso. 
Enfim, Deus os abençoe sempre!!! Amém.
As novas gerações com certeza não o conhecem e talvez pouco tenham ouvido falar de Pe. Catel através de seus pais, tios e avós, mas este sacerdote é uma das figuras centrais da história do município de Santa Luzia por ter sido o primeiro pároco da recém-criada Paróquia da então vila de Santa Luzia no ano de 1973 onde permaneceu até 1984 deixando um imenso legado às famílias luzienses: a construção da Igreja Matriz de Santa Luzia, que até sua chegada era uma simples igrejinha de pau-a-pique, do Centro de Treinamentos Irmã Benedita, do Salão Paroquial e a aquisição da área que hoje é o Sítio do Padre, além da sua incansável atuação pastoral nas Comunidades Eclesiais de Base e imensa contribuição social na busca pela paz no campo em uma época em que os conflitos agrários dominavam o interior do Pará, especialmente na região da Gleba Cidapar, atualmente pertencente ao município de Cachoeira do Piriá, que tirou a vida de muitos posseiros até o surgimento do justiceiro Quintino Lira que declarou guerra aos grileiros de terra da região.


Por ter se envolvido diretamente nas negociações pela busca de uma solução pacífica para o conflito da Gleba Cidapar no início dos anos 80, muitos temiam pela sua segurança chegando ao ponto de realizar várias noites de vigília na Igreja Matriz de Santa Luzia para rezar pedindo à Deus pela sua proteção, por que os grileiros o taxavam de comunista e o acusavam de defender Quintino e os posseiros. Por conta disso Pe. Catel atraiu para si o ódio dos latifundiários que, segundo boatos da época, planejavam tirar-lhe a vida, mas Pe. Catel, sempre sereno jamais deixou-se intimidar e seguiu em frente com sua missão.

Após sua saída de Santa Luzia, Pe. Catel foi por muitos anos pároco da cidade de Capitão Poço até o fim dos anos 90, e depois foi transferido para Belém para atuar como reitor do Seminário Nossa Senhora Mãe da Divina Providência e em funções administrativas e sacerdotais na Basílica de Nossa Senhora de Nazaré onde permanece até os dias atuais.

Com a saúde debilitada por causa do peso da idade, Pe. Catel neste momento atravessa um momento delicado e precisa das orações das famílias católicas de Santa Luzia, que ele tanto amou e dedicou uma parte importante da sua vida.

Biografia
Paolo Maria Catel, nasceu em 11 de outubro de 1935 na região de Milão, na Itália, e recebeu a ordenação sacerdotal em 17 de maio de 1970. Transferido para o Brasil para desempenhar suas funções pastorais foi logo designado para conduzir os destinos da jovem Paróquia de Santa Luzia.

Abaixo um vídeo de 06 de outubro de 2013, no qual Pe. Catel prega homilia na Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém:


Um comentário:

MLIMA disse...

QUE LINDO ! PADRE CATEL, FICO MUITO FELIZ EM PODER REVÊ -LO, EMBORA NÃO NAS MELHORES CONDIÇÕES,MAIS É UMA ALEGRIA IMENSA PODER SABER QUE AINDA ESTÁS VIVO. O SENHOR DEUS É CONTIGO REVERENDISSIMO PADRE. LEMBRO ME DO SENHOR EM NOSSA COMUNIDADE DE SANTO ANTONIO MARIA ZACARIAS EM CAPITÃO POÇO. QUE SAUDADES!!!! QUE ALEGRIA EM MEU CORAÇÃO.QUE O SENHOR JESUS CRISTO DÊ A FORÇA QUE VOÇÊ PRECISA PRA CONTINUAR COM SUA JORNADA ATÉ QUANDO PAPAI DO CÉU PERMITIR.UM FORTE ABRAÇO!



Tecnologia do Blogger.