A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Um luziense na Rede Globo: a trajetória de um vencedor

Conheça a trajetória do luziense Tiago Melo, editor de mídias audiovisuais da Rede Globo de Televisão, por ele mesmo em um texto leve e inspirador.

Você sabia que temos um representante luziense na sede Tv Gobo - a maior rede de televisão do país e da América Latina - no Rio de Janeiro?

Pois é! Tiago Melo é filho de Santa Luzia do Pará. Nascido pelas mãos da dona “Raimunda parteira” no ano de 1991, na então vila do 47, filho dos comerciantes Marlene e Cláudio, da “Cláudio Motos”. Aluno da escola Florentina Damasceno até o último ano do Ensino Médio e criado na simplicidade da vida pacata do interior, mas com o sonho de voar alto, Tiago chegou lá.

Tiago foi estudante das escolas do município, Cepev [Centro Educacional Professora Eulália Vieira - única escola particular em que estudou], João Gomes e Florentina Damasceno onde concluiu o ensino médio no ano de 2008.

Desde cedo trabalhou em comércios locais, entre eles, com o Senhor Nelson que na época tinha o mercantil Nossa Senhora do Desterro no Bairro Novo, onde foi embalador, entregador e estoquista. Em 2009, mudou-se para Fortaleza em busca de progresso e novas perspectivas de vida, por que Santa Luzia do Pará, apesar de ser a terra querida não tinha muito a lhe oferecer em termos de futuro, e tão logo se instalou na capital cearense, conseguiu uma vaga de estágio na Tv Diário [canal de televisão local pertencente ao grupo Verdes Mares de Comunicação, o maior conglomerado de comunicação e entretenimento da Região Nordeste] como operador de caracteres, seu primeiro contato com o universo audiovisual sem nenhuma experiência no segmento, mas foi persistente e buscou conhecimento se especializando na área, tornando-se editor de imagens nas redações de telejornalismo do canal filiado à Rede Globo em um curto espaço de tempo.


Já experiente e com uma carreira bem estruturada dentro da empresa, no ano de 2015 viajou para o Chile, como correspondente internacional, para fazer a cobertura da Copa América daquele ano, adquirindo mais experiências e proporcionando-lhe uma promoção interna dentro do Sistema Verdes Mares de Comunicação, passando a ocupar o cargo de editor do canal filiado à TV Globo no Ceará, a TV Verdes Mares.

Na época, já tinha entrado para o curso de Cinema e Audiovisual da Unifor - Universidade de Fortaleza, a instituição de ensino superior mais conceituada do estado do Ceará, que foi concluído em 2018 transformando-o em um profissional da área do audiovisual e a esta altura, com quase dez anos de casa e uma trajetória bem sucedida no jornalismo já havia conquistado 13 prêmios na categoria telejornalismo, sendo 2 a nível nacional.

Apesar de ter construído uma careira sólida dentro da empresa, Fortaleza tornou-se pequena para os seus sonhos de Tiago que em 2019 resolveu tomar uma decisão importante que mudaria a sua vida: mudar-se para o Rio de Janeiro em busca de novos horizontes e maiores desafios profissionais.

Já instalado na capital fluminense em junho do mesmo ano, Tiago foi chamado para compor o quadro de editores da TV Globo em um projeto temporário, passando pelas redações da Globo News, RJTV, Como Será? e Jornal Nacional, o principal e o telejornal e o de maior audiência da televisão brasileira comandado por William Bonner e após essa primeira experiência na emissora carioca, Tiago voltou agora no final do ano, a integrar a equipe de editoria na sede da Globo no Rio de Janeiro.

Em resumo, o nosso luziense foi em busca de sonhar alto, o que para muitos é um sonho impossível, mas para os que creem, sempre dará certo. Positividade  sempre! 

Nunca desista de seus sonhos, mesmo que eles pareçam quase impossíveis...

Tiago Lima Melo

[Luziense de coração e editor de mídias audiovisuais da Rede Globo de Televisão]

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito sucesso para você, companheiro Tiago.

Tecnologia do Blogger.