A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo


Não combina
Pelo que parece, pelo menos aqui no estado do Pará, política e Igreja Católica não combinam. Vejamos: em 2012, Padre Nelson Magalhães, eleito prefeito de Bragança pelo PT com uma votação histórica, único religioso vencedor no pleito daquele ano em solo paraense, protagonizou o governo mais pífio da história daquele município. Foi uma administração turbulenta com suspeitas de corrupção e ineficiência na condução da máquina pública, sem falar na inabilidade política do religioso que um ano antes do fim do seu desastroso governo trocou o Partido dos Trabalhadores pelo PPS.

Filme antigo
Pois bem, nas eleições de 2016, outro religioso, Frei Juraci Estevam [PPS], foi o único representante da Igreja Católica eleito prefeito de um município Paraense, Alenquer, no Baixo Amazonas. Frei Juraci, também recebeu votação avassaladora e chegou à prefeitura como uma grande esperança de renovação e desenvolvimento, mas não foi bem isso que aconteceu. Em pouco mais de um ano e cinco meses de administração Frei Juraci já foi afastado duas vezes por suspeita de improbidade administrativa e só está no cargo graças a uma liminar expedida pelo STF - Supremo Tribunal Federal, e o seu governo é considerado um dos piores dos últimos tempos. E mais, desde o ano passado o religioso trava uma guerra fratricida com seu vice pelo controle do município com a anuência da câmara cooptada pelo seu arqui-inimigo que trabalha diuturnamente para vê-lo pelas costas, bem longe da prefeitura.

Apoio I
O prefeito Edno Alves, em contato com o blog durante o final de semana, confirmou aquilo que toda Santa Luzia do Pará já sabia: seu candidato à Assembleia Legislativa é o deputado Antonio Tonheiro, de Capitão Poço, que busca a reeleição. Tonheiro e Edno são amigos de longa data e além da afinidade pessoal e política, os dois têm em comum o compromisso de trabalhar pela eleição do ex-ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, ao governo do estado.

Apoio II
O vereador Orley Soares, um dos parlamentares mais atuantes no cenário político luziense, também já definiu quais nomes irá apoiar no pleito de outubro: as reeleições de Lúcio Vale para a Câmara Federal e Renato Ogawa para a Assembleia Legislativa, ambos do PR. A propósito, Orley está reunindo um grupo amigos e lideranças políticas locais - ex-vereadores e ex-candidatos com grande expressão eleitoral no município - em uma ampla frente suprapartidária para apoiar seus candidatos e dá torque ao seu projeto político futuro.

Apoio III
A Família Lucena - sob a liderança do empresário Edinaldo e do vereador Galo Cego [Edivaldo] - mesmo sendo uma das principais forças políticas do município, com votações consagradoras nas duas últimas eleições municipais que participou, ainda não deu nenhuma declaração a respeito de apoios para as eleições deste ano. Vale lembrar que o deputado federal Wladmir Costa, do Solidariedade, grande amigo e parceiro da Família Lucena, sempre teve apoio político irrestrito. Só resta saber se Wlad tem disposição para encarar as urnas mais uma vez.

Primo pobre
Enquanto na semana passada o município de Garrafão do Norte comemorou 30 anos de emancipação política com uma mega programação que se estendeu ao longo de cinco noites, encerrada com show do cantor Mano Walter, um dos cachês mais caros do mundo forrozeiro, Ourém, outro vizinho de Santa Luzia do Pará, está planejando uma festa para lá de modesta para comemorar seus 291 anos de fundação no próximo dia 29 com cantores locais onde o maior destaque fica por conta de uma banda de louvor e músicas religiosas. Deve ser a crise...

Bragança
Na manhã do último sábado, 19, o governador Simão Jatene acompanhado do prefeito de Bragança, Raimundo Oliveira, sobrevoou as áreas atingidas pelas fortes chuvas semana passada no município que deixou centenas de famílias desabrigadas. Jatene se comprometeu em recuperar as áreas atingidas e usar o programa Cheque-Moradia para financiar casas para os desabrigados. A conferir...

Padre Elias
Atuante como sempre, Padre Elias, agora na condição de capelão da Catedral Diocesana de Nossa Senhora do Rosário, em Bragança, foi uma das figuras centrais na organização das manifestações em alusão ao dia 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - naquela cidade, a exemplo de como sempre fez em Santa Luzia do Pará ao longo dos seus quase dez anos como pároco. Padre Elias participou da caminhada "Faça Bonito", realizada em várias cidades brasileiras, ao lado do bispo diocesano D. Jesus Maria Berdonce e de vários outros religiosos, padres e freiras, que deram apoio ao movimento encerrado com uma vasta programação no ginásio Dom Eliseu Maria Caroli, da Diocese.

Sem patriotismo
Assim como em todo o resto do Brasil - segundo confirmam várias pesquisas - a Copa do Mundo, que começa daqui a pouco menos de um mês, ainda não empolgou os luzienses. A indiferença com o maior espetáculo esportivo do planeta é visível nas ruas: nenhuma decoração, nada que lembre o mundial a exemplo de anos anteriores quando a empolgação tomava conta muito antes do início do evento com ruas decoradas, bandeiras orgulhosamente ostentadas nas frentes das casas e os enfeites juninos dominados de verde e amarelo por todo canto. Nada...

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.