A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Prefeitura realiza atividades em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A prefeitura de Santa Luzia do Pará - através das secretarias de Assistência Social e Educação; com apoio das escolas do município; Conselho Tutelar; Cras; polícias Civil e Militar; Paróquia de Santa Luzia, e entidades representativas da sociedade civil organizada - promoveu, na manhã da última sexta-feira, 18, uma série de atividades em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado naquela data.

A iniciativa composta por uma vasta programação contou com seminários e palestras focadas no enfrentamento à violência sexual infantil das mais diversas formas, conduzidas por especialistas em violência infantil, integrantes da área de Segurança Pública, religiosos, professores e educadores. As ações fazem parte das atividades realizadas durante todo o mês de maio para alertar sobre a prevenção de casos de violência sexual praticados contra crianças e adolescentes.

Nesse período do 18 de maio alertamos à sociedade, que não olha e nem compreende esses abusos, o quanto ele é danoso às crianças e adolescentes. Por isso, definimos a intensificação desse trabalho em vários pontos da cidade, especialmente nas escolas, com aulas e trabalhos temáticos conduzidos pelos professores, além de peças teatrais e material de panfletagem, conduzidos pela Semas [Secretaria Municipal de Assistência Social] alertando para a importância da denúncia”, afirmou Olinda Lucena, titular da Semas, durante o discurso de abertura do evento.

Ações de panfletagem, apresentações musicais, teatrais, de dança, além de vídeo informativo sobre a temática, espaços de atendimento de agentes, que explicaram sobre as situações de abuso e violação que crianças e adolescentes podem sofrer, indicando-as como forma de identificação do crime, e informações sobre como proceder em caso de suspeitas, estiveram dentro da programação que ocorreu no Salão Paroquial durante toda a sexta-feira.

Foi apresentado, ainda, o Seminário de Combate e Enfrentamento à Violência Sexual Infantil, abordando sobre a rede de proteção às vítimas, ministrado por uma agente da Polícia Civil que faz parte da força policial de Santa Luzia do Pará. “Durante um ano trabalhamos para formar essa rede de enfrentamento que vai englobar a Assistência, Educação, Saúde, Juventude e o combate às drogas, tudo para prestar atendimento adequado aqueles que precisam”, contou a policial civil.

Fabiana Lacerda, primeira-dama e secretária de Educação, lembrou que o trabalho de atendimento de crianças e adolescentes com o objetivo de prevenir desses abusos não deve ser pontual, lembrado somente agora nesta data e durante o mês de maio enquanto dura a campanha, mas durante o ano inteiro. “Esta campanha tem que ter intensificada suas ações de prevenção para além do mês de maio. Tem que acontecer durante todo o ano realizando ações de atendimento tanto na delegacia, na justiça, como na sede da Semas e do Cras - Centro de Referência em Assistência Social. São atividades especializadas por equipes de assistentes sociais, psicólogos e assessores jurídicos, visando o fortalecimento e apoio às crianças e suas famílias diante da situação de vulnerabilidade sexual vivida”, completou Fabiana.

Em uma cidade pequena como Santa Luzia do Pará, muitos casos não vêm à tona por desinformação, medo ou vergonha das vítimas e suas famílias, por isso é tão importante a conscientização da população e difusão de informações visando a prevenção e a realização de denúncias em casos de suspeitas. Essa é uma situação danosa, preocupante e que requer coragem para denunciar. Através do disque 100, número bem simples, pode ser feita a denúncia que chegará a quem é de direito para ser apurada.

Veja mais fotos desse evento:
...

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.