A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Procissão de Corpus Christi de Capanema deverá receber o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Pará

A Secretaria de Estado de Cultura deferiu o pedido de instauração do processo de registro da Procissão de Corpus Christi, em Capanema, como bem cultural de natureza imaterial do Estado do Pará, protocolado pelo 3º promotor de justiça Márcio Silva Maués de Faria.

O cortejo, uma das manifestações culturais mais importantes do Pará, é realizado há 41 anos e o pedido do promotor Márcio de Faria foi dirigido à Dphac [Diretoria de Patrimônio e o Departamento do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural] da Secult, que após análise concluiu pela conformidade com o Decreto nº 1.852 de 25 de agosto de 2009, que institui o registro de bens culturais de natureza imaterial que constituem patrimônio cultural paraense, cria o Programa Estadual do Patrimônio Imaterial e dá outras providências.

Agora, o processo será instruído e submetido à apreciação do Conselho Estadual de Cultura. Em caso de decisão favorável, o bem receberá o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado e a decisão será publicada no Diário Oficial. Após a aprovação o DPHAC, junto com a sociedade local, irá elaborar um Plano de Salvaguarda, no sentido da melhoria das condições sociais e materiais de transmissão e reprodução que possibilitam sua existência.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.