A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Fortes chuvas atingem Bragança e prefeitura decreta estado de emergência após cidade ficar debaixo d'água

O prefeito de Bragança, Raimundo Oliveira, decretou situação de emergência no município, depois das fortes chuvas que caíram no município durante três dias seguidos no início desta semana. A situação piorou na noite da última quarta-feira, 16, quando o rio Caeté transbordou, deixando mais de 3,5 mil desabrigados. As águas atingiram dez bairros da sede do município e duas comunidades rurais, Maranhãozinho e Monte Alegre, onde a situação é ainda mais grave.

De acordo com informações da prefeitura, foi formada uma fora-tarefa unindo todos os órgãos da administração pública municipal para atender aos desabrigados. Uma equipe de saúde atendeu várias pessoas das famílias afetadas pela enchente, após serem cadastradas pela Assistência Social do município.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Bragança, Ubiranilson Oliveira, a situação de emergência, coloca o município em condição jurídica especial para receber recursos federais para realizar serviços de atendimento aos desabrigados. Por um período de 180 dias, se o decreto for aprovado pelo governo federal, a gestão municipal poderá contratar serviços em regime de emergência para fazer reparos e obras nos locais em que a água da chuva e do rio provocaram danos.

Ainda segundo informações da prefeitura, parte dos desabrigados foi transferida para casas de seus familiares, outra parte foi transferida pela gestão municipal para uma escola pública e para o ginásio Maricotinha, na sede do município.

Desde então a prefeitura está distribuindo água potável, em carro-pipa para a comunidade do Maranhãozinho, além de alimentos e outros produtos aos desabrigados.

Além disso, a prefeitura vai contratar mais de 50 trabalhadores para limpeza de todos os canais e esgotos do município.






Veja mais fotos
...

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.