A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

Revitalização
A Secretaria de Obras do município deu início a revitalização do canteiro central na avenida Castelo Branco com serviços de limpeza, poda das árvores e o plantio de mais 220 novas mudas. O trabalho também inclui a manutenção da iluminação pública em todas as ruas com a instalação de novas lâmpadas e substituição das queimadas, trazendo mais segurança e tranquilidade para a população andar a noite pelas ruas da City.

Mais trabalho
Apesar do período chuvoso em decorrência do "inverno amazônico", a Secretaria de Obras não interrompeu os trabalhos de recuperação da malha viária do município, bem como de dezenas de pontes que já foram restauradas ou reconstruídas nesses poucos mais de 100 dias de governo tanto na zona urbana quanto no interior. Além disso, está sob o guarda-chuva de supervisão da pasta de Obras a construção de 50 casas do projeto Minha Casa, Minha Vida, na comunidade quilombola do Jacarequara, já em fase final de acabamento.

Celulares
A Anatel [Agência Nacional de Telecomunicações] já está mantendo conversações com os governos de 18 estados, incluindo o Pará, para ampliar o número de estados participantes do Cemi [Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas]. Com isso, o registro para o bloqueio dos celulares roubados, furtados ou extraviados passa a ser realizado pelas polícias estaduais e Polícia Federal. Isso facilitará aos brasileiros, que não precisarão ir até às prestadoras da telefonia móvel.

Corrida
Falta mais de uma ano para as eleições gerais do ano que vem, mas as duas principais forças políticas do estado - o PSDB sob o comando do governador Simão Jatene e o PMDB, do morubixaba Jader Barbalho - já estão se movimentando de olho em 2018. Jader percorre o estado fazendo contatos com prefeitos e lideranças políticas para turbinar seu principal projeto: eleger o filho Helder, atual ministro da Integração Nacional, para o governo do estado. Mas o octogenário senador também trabalha para pavimentar seu retorno ao Senado. Já o governador Simão Jatene, que corre o risco de ter suas pretensões políticas barradas pela justiça, também se movimenta e azeita a máquina governista para faturar apoio. A última cartada do tucano foi a criação de uma super-secretaria sob medida para a filha Isabela, com o argumento de fomentar o desenvolvimento dos municípios.

Polarização
Pelo que se desenha no horizonte político paroara, a polarização pela disputa do governo do estado entre PSDB e PMDB em 2018, será entre Adnam Demarchi, ungido pelo governador Jatene para sua sucessão, e Helder Barbalho. O PT jura de pés juntos que já se divorciou dos Barbalho e terá candidato próprio que pode ser Paulo Rocha, ou não... Para o Senado as candidaturas de Flexa Ribeiro e Jader Barbalho, que buscam a reeleição, são favas contadas. Márcio Miranda, Lúcio Vale e Simão Jatene também têm pretensões de concorrer ao Senado, e prometem esquentar a disputa que promete ser uma guerra de titãs

Laranja I
O atraso na liberação do financiamento bancário impede que a Citropar inaugure em junho, a sua fábrica de suco de cítricos em Capitão Poço, como havia planejado. A supersafra de laranja deste ano será vendida in natura para as indústrias paulistas.

Laranja II
O deputado estadual, Antonio Tonheiro, de Capitão Poço, é o maior produtor individual de laranja do estado do Pará, segundo matéria especial veiculada em rede nacional no Jornal da Band, da TV Bandeirantes, na semana passada sobre o agronegócio.

Turismo
Bragança, um dos principais destinos turísticos do nordeste paraense em razão das praias paradisíacas e também por conta de uma cultura pujante viva nas tradições centenárias muito bem preservadas e presente nas ruas históricas de casario colonial, foi contemplada pelo Ministério do Turismo, por meio da Embratur, com o selo de cidade turística de grande relevância. O reconhecimento permite que o município receba verbas vultuosas para a realização de grandes eventos culturais. No início do ano Bragança recebeu mais de R$ 300 mil para promover o carnaval e já tem garantia para receber recursos para as comemorações juninas.

Contatos "imediatos"
A vinda a Santa Luzia dos executivos da Iama - empresa de tratamento de resíduos sólidos - é resultado de contatos feitos pelo prefeito Edno Alves quando esteve em Fortaleza no final de abril participando de um simpósio para investidores e gestores públicos, promovido pelo Federação das Indústrias do ceará. Na ocasião, Edno conheceu vários projetos e fez contatos com empresários, consultores e especialistas em parcerias públicas privadas, eixo central do evento.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.