A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Ministério Público investiga nepotismo na Prefeitura de Capanema e recomenda exoneração de parentes

Do portal G1-Pará de Notícias

O Ministério Público investiga nepotismo na Prefeitura de Capanema, nordeste do estado. Segundo informações divulgadas nesta segunda-feira, 22, o promotor de Justiça Nadilson Portilho Gomes expediu recomendação para que o prefeito municipal Francisco Ferreira Freitas Neto exonere imediatamente da prefeitura todos os parentes, até o terceiro grau que ocupem cargos em órgãos da administração direta e indireta do município.

A recomendação, expedida no último dia 19 de maio, resulta de denúncias encaminhadas ao MPPA [Ministério Público do Estado do Pará]. O promotor determinou prazo de 10 dias para a prefeitura apresentar ao MPPA resposta escrita com a relação de todos os servidores efetivos, concursados, temporários e terceirizados do município de Capanema.

A recomendação também foi encaminhada ao secretário municipal de Administração, Antônio Maria de Nazaré Moreira. Ele deve encaminhar à Promotoria de Justiça de Capanema, no prazo de 15 dias, a contar do recebimento da recomendação, a relação dos servidores exonerados em cumprimento à mesma recomendação, acompanhadas dos atos oficiais comprobatórios das medidas. O secretário deve ainda comunicar ao MPPA quaisquer contratações que contrariem a presente recomendação.

O promotor de justiça Nadilson Portilho Gomes destacou que a medida é preventiva, tendo em vista que não teve acesso a folhas de pagamentos e contratações da prefeitura. Decorre também de notícias corriqueiras que parentes de secretários e vereadores estariam contratados pelo município sem as devidas adoções de medidas pelo poder público municipal.

Caso a irregularidade seja comprovada, o MPPA deve ingressar judicialmente com ação de improbidade administrativa contra os envolvidos com pedidos de devoluções dos valores recebidos, entre outras medidas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Falta a de santa luzia

Anônimo disse...

Capitão Poço Pará está no mesmo rumo. Cabe uma investigação ou denúncia.

Anônimo disse...

Os filhos do prefeito trabalhando e fazendo farra com o dinheiro público.

Tecnologia do Blogger.