A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Morre, aos 96 anos, a artesã ícone do Pará: Dica Frazão era de Capanema, mas morava em Santarém desde a década de 40

Morreu aos 96 anos, na última sexta-feira, 19, a artesã, modista e estilista paraense residente em Santarém Dica Frazão.

Conhecida internacionalmente por presidentes, reis, rainhas e até pelo papa, Raimunda Rodrigues Frazão, nasceu em Capanema e perdeu a mãe aos 12 anos de idade. O pai desapareceu em seguida e ela por ser a filha mais velha criou os sete irmãos sozinha, trabalhando na roça, mas aos 22 anos depois de casada mudou-se para Santarém, na década de 40, onde iniciou a sua obra artística e viveu até a sua morte.

A estilista estava hospitalizada havia dias. O velório aconteceu na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e foi enterrada na amanhã de ontem, sábado [20], no cemitério Nossa Senhora dos Mártires.

Dica Frazão morava em um casarão na rua Floriano Peixoto, no centro da cidade, que virou ponto turísticos e foi transformado em museu particular em 1999 por iniciativa dela mesma. É lá que funcionava seu ateliê.

Suas criações ganharam o mundo. Peças suas foram presenteadas à rainha Fabíola, da Bélgica, ao Papa João Paulo II, ao presidente Juscelino Kubitschek, entre outros.

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar [Dem], decretou luto oficial de 03 dias no município pela morte de Dica Frazão e emitiu uma nota de pesa. O presidente da Câmara, Antonio Rocha, do PMDB, também lamentou em nota o falecimento de uma das figuras mais ilustres e importantes de Santarém.

Emissoras de TV, rádios, revistas jornais, sites, blogs do Brasil e exterior a retrataram em diferentes épocas. Abaixo dois vídeos com reportagens mostrando uma das figuras mais importantes do Pará, mas que poucos paraenses conheciam.

Abaixo, matéria do quadro Me Leva Brasil, do Fantástico, programa jornalístico da Rede Globo apresentado por Maurício Kubrusly.

O vídeo abaixo foi produzido pela Tv Record News de Santarém e apresentado pelo jornalista local Fábio Barbosa.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.