A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Moradores do Km 18 reúnem com o Denit e o prefeito Edno Alves para solicitar a implantação de redutores de velocidade na BR 316

Uma comissão de moradores do Km 18, acompanhada do vereador Zé dos Santos, e coordenada pelos líderes comunitários Wilson Araújo e Alano Fábio, após reunir com o inspetor da PRF [Polícia Rodoviária Federal], Helder Lima, na terça-feira [09], esteve ontem, quarta-feira [10], na unidade de representação da Superintendência Regional do Denit, em Capanema, para solicitar a implantação de sinalização bem como de redutores de velocidade no perímetro urbano da BR 316, em frente a comunidade, local onde já aconteceram inúmeros acidentes com vítimas fatais por conta do tráfego intenso de veículos em alta velocidade.

O supervisor do Denit [Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre], Ubirajara Marques Lima, achou justas as reivindicações da comunidade mas ponderou que a instalação de redutores de velocidade eletrônicos [as famosas araras], o que seria mais apropriado para o local, leva tempo por conta dos trâmites burocráticos dentro órgão que comanda. Porém, Ubirajara após receber um documento com o pedido [clique aqui] se comprometeu na próxima semana em instalar sinalização vertical [placas] com indicação de perímetro urbano, alerta de travessia de pedestres e limite de velocidade, que seria no máximo de 80 km/h.

Helder Lima, da PRF, que desde o início apoiou a luta dos moradores, estava presente na audiência no Denit, e se comprometeu em intensificar a ronda policial na BR 316, com atenção especial para o trecho do Km 18, com blitz e uso de radar móvel para coibir os excessos de velocidade.

Porém, como os moradores queriam ações mais urgentes, o supervisor do Denit orientou-os a procurar a prefeitura de Santa Luzia solicitando a elaboração, através da Secretaria de Obras, de um projeto para a construção de quebra-molas que deverá ser entregue ao próprio Denit para análise e orientação técnica para a construção pelos engenheiros do órgão.

Após ser contatado o prefeito Edno Alves fez questão de ir até à comunidade do Km 18, na tarde desta quinta-feira, 11, para reunir com os moradores e juntos discutirem o assunto. Ao final do encontro, o vereador Zé dos Santos, líder político da localidade, em consenso com o prefeito, assinou um requerimento que será apresentado na Câmara Municipal amanhã solicitando ao chefe do executivo a construção das lombadas.

Diante dos fatos, pelo que parece finalmente chegou ao fim uma luta de anos dos moradores do KM 18 que vivem assustados com a perda de amigos e entes queridos na BR 316 e a possibilidade de a qualquer momento acontecer mais uma tragédia. Graças ao emprenho dos moradores, das lideranças comunitárias e políticas da referida comunidade e, principalmente, a sensibilidade do prefeito Edno Alves com os anseios do seu povo, o movimento saiu fortalecido trazendo resultados positivos, para o bem da população.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.